Dicas Boa Pousada

Como montar uma Pousada?

Montar uma pousada e passar o resto dos dias à frente de um negócio tranqüilo em um local paradisíaco é o sonho de aposentadoria de muitos executivos. Mas, para ter sucesso no ramo, é necessário um investimento alto e planejamento impecável.

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Recursos $$

Um requisito importante para quem quer entrar neste ramo é ter recursos para investir. Por exemplo: O investimento para começar uma pousada de 20 quartos do zero, incluindo o custo do terreno, a construção, mobília, equipamentos e promoção, é de cerca de R$ 1,5 milhão. O prazo médio para retorno varia de quatro a sete anos, portanto é importante que o empreendedor tenha recursos suficientes para se manter por um longo período sem depender do lucro do negócio.

Uma opção para quem não tem todo este poder de investimento é optar por arrendar uma pousada já pronta. Mas fique atento: tente entender por que o proprietário está se desfazendo do negócio para não entrar em uma roubada. Outra alternativa é alugar um imóvel. O investimento inicial pode cair bastante, mas os custos para adaptar e equipar o espaço ainda são consideráveis. Além disso, o aluguel terá que entrar como parte dos custos fixos da operação, reduzindo a margem de lucro. 

É comum o empreendedor que está começando optar por montar uma pousada bem pequena, mas este não costuma ser um bom negócio porque, mesmo que ela fique cheia na alta temporada, o faturamento não sustenta a baixa temporada. Além disso, os custos fixos para manter 10 ou 20 quartos não são muito diferentes.

Escolha muito bem o ponto

A localização é fundamental para o sucesso de uma pousada. Ela precisa estar próxima de um local atrativo turisticamente. Não adianta ter uma pousada incrível em uma cidade completamente desconhecida. A pousada em si não é suficiente para atrair o público – o local tem que ter uma motivação turística. Pode ser na praia, na montanha ou no campo, o importante é estar o mais próximo possível do ponto de atração. Se for na praia, procure o terreno mais próximo da areia. Mesmo que você pague mais pelo terreno, a diferença será recuperada com o valor maior de diária que você poderá cobrar. Locais próximos a grandes centros são apostas certeiras.  Por exemplo, São Paulo e arredores têm mais de 30 milhões de consumidores. É um público que viaja com freqüência. Quanto maior a cidade, maior a necessidade fuga. Outra vantagem é que o ciclo de decisão do consumidor ao optar por uma pousada próxima às capitais é mais curto. Se você decidir na última hora fazer um passeio de final de semana com a namorada ou com a família, dificilmente vai optar por um destino que exija uma longa viagem de avião, e vai optar por ir de carro para desfrutar do passeio e a noite descansar em uma bela Pousada.

Invista em um interior de qualidade

Se você quer conquistar um público cativo, capriche no interior da sua pousada. O conforto é essencial, portanto itens como camas confortáveis, TVs de tela plana, internet e chuveiro com aquecimento central são investimentos de primeira ordem. O hóspede não quer ter um conforto muito menor do que o que tem na própria casa. Para se destacar dos concorrentes, procure criar um tema para o estabelecimento. Não precisa ser caricato. Pode ser uma pousada focada em descanso, por exemplo, com uma identidade sonora e olfativa –  defina sons e essências para a sua pousada. Isso levam o cliente a ter uma experiência mais intensa e retornar. As pessoas buscam experiências únicas.

Capriche nos serviços

A localização e as instalações são fatores que contam muito para o sucesso de uma pousada, mas o empreendimento pode ir por água abaixo se o serviço for ruim. A mão de obra é o maior gargalo do setor. Além do conhecimento técnico, o profissional tem que saber se relacionar, tratar muito bem o hóspede.

O esforço para ter uma boa equipe, capacitada a oferecer serviços de primeira linha, não se esgota no recrutamento. É fundamental manter programas de treinamento, o próprio gestor deve estar preparado para treinar a equipe constantemente.

Além dos tradicionais serviços de recepção, manutenção e limpeza, é importante que a pousada ofereça opções de alimentação. O café da manhã é obrigatório e com a mesma estrutura é possível oferecer sanduíches ou outras refeições rápidas para o hóspede. Ter um bom restaurante é obrigatório se a pousada for de alto padrão. Neste caso é interessante abrir o restaurante voltado para a rua para que ele possa ser aberto a não-hóspedes também. Neste cenário, a estrutura necessária será bem mais complexa, são praticamente dois negócios separados.


Acerte nos preços

A precificação é outro componente importante para o sucesso do negócio. Calcular o valor ideal da diária é o que vai garantir o sustento e a margem de lucro da pousada.A margem de lucro ideal é entre 30% e 40%. O ponto de equilíbrio – ou seja, quando a receita cobre todas as despesas – tem que ser atingido com 22% de ocupação. Se o empreendedor não está chegando a esses números, o ideal é refazer o plano de negócios. No entanto, estes números podem variar um pouco conforme o perfil do negócio – se a pousada for de luxo, o custo por hóspede aumenta e o ponto de equilíbrio pode chegar apenas com 40% da ocupação.

É importante lembrar que uma pousada está fortemente sujeita aos efeitos da sazonalidade. Finais de semana e épocas de alta temporada terão que cobrir as despesas das épocas de baixa e dias de semana. Em geral, uma pousada trabalha com um terço de ocupação.
 
Trace uma boa estratégia de marketing

A divulgação é um componente fundamental para que o negócio decole. O primeiro passo é investir um site profissional (O Sistema BOA POUSADA tem o que você precisa!), com fotos caprichadas e informações práticas, como preços e localização. Se o cliente está procurando pela internet, ele não quer perder tempo ligando para consultar essas informações. Se o seu site não as oferecer, ele vai partir para o próximo. O próximo passo é investir em links patrocinados e outras estratégias de marketing digital, como a divulgação em redes sociais. Para o um negócio estreante, anunciar em sites de compras coletivas pode ser uma estratégia interessante. Só não é recomendável se for uma pousada de luxo. Nesse caso, a marca pode perder valor, aconselha o especialista. As parcerias com agências de viagem e sites de reserva também fazem parte do jogo – em geral, eles pedem uma comissão de 10% sobre o valor dareserva.

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Autor: Por Redação Boa Pousada
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