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Importância de um bom website para Pousadas e Hotéis

Ter um site atualmente é imprescindível para qualquer empresa que queira se destacar no mercado.

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Com a democratização da internet e a multiplicidade de possibilidades que oferece aos consumidores, criaram-se infinitas novas possibilidades de negócio, abriram-se mercados e modificaram-se, até, os existentes, que se encontravam solidificados. O turismo não fugiu à regra. As reservas que antes eram feitas pelas mãos de agências de viagens, hoje são dominadas por algumas agências de reservas online, como a Booking.com, e por travel review websites, como o Tripadvisor, e, mais recentemente, o Google Hotel Finder. As pessoas dão preferência a essas plataformas por acolherem centenas de hotéis e pousadas, por, facilmente, poderem compará-los a vários níveis e ainda por receberem pontuações, comentários e críticas de outros clientes que os frequentaram anteriormente. Sendo assim, qual é o espaço para os websites das pousadas e hotéis? Será que conseguem competir com as várias agências de reservas online? Será que ainda podem fazer a diferença?

Não é preciso recuarmos muitos anos para que o simples fato de fazer uma reserva, fosse ela de um voo ou de uma estadia numa pousada ou hotel, tivesse de passar por uma agência de viagens. Na verdade, esse mercado era, todo ele, controlado pelos operadores de turismo, tanto através de agências de viagens na posse dos mesmos, como de agências independentes. Mas os tempos trouxeram a internet e a internet mudou os tempos. Hoje em dia, e principalmente nos países mais desenvolvidos, a internet é já vista como uma comodidade, tal como a água ou a eletricidade. A prova disso é que nas pousadas e hotéis o wi-fi gratuito é a comodidade extra mais valorizada pelos clientes, superando o próprio pequeno-almoço. Esta democratização da internet e toda a multiplicidade de possibilidades que oferece, permite aos consumidores cada vez mais opções de escolha, em variadíssimas matérias, sem sequer terem de sair de casa, e isso, claro, inclui fazer reservas em estabelecimentos hoteleiros. Agora, os consumidores têm acesso às listas que os agentes de viagens possuíam. Agora, têm a liberdade de explorar mais profundamente as opções, analisar rates diários, ler as opiniões de outras pessoas e, dessa forma, fazer uma escolha mais personalizada. Tudo isto, principalmente devido às inúmeras agências de reservas online, como a Booking.com ou a Expedia.com, ou travel review websites como o Tripadvisor.

Os websites das pousadas e hotéis devem ser considerados como o canal de comunicação mais importante de cada pousada ou hotel. E se pensarmos bem, até é simples perceber o porquê. Todos os sites mencionados atrás, as tais agências de reservas online (como a Booking.com), não são exclusivos de um único hotel ou pousada. Normalmente acolhem milhares de pousadas e hotéis nas suas bases de dados, o que, para além de causar uma competição de certa forma normal entre concorrentes, origina também que a informação sobre cada um dos hotéis e pousadas seja algo limitada, não existindo por vezes grande diferenciação. Já os websites dos hotéis e pousadas são únicos e exclusivos de um hotel e pousada e têm a oportunidade de marcar a diferença pela positiva, com informação detalhada e atualizada acerca do hotel e pousada e das áreas circundantes.

Segundo estudos, quando uma pessoa procura efetuar a reserva de um hotel ou pousada, regra geral, visita dois ou três canais alternativos, incluindo o website oficial do próprio hotel ou pousada, antes de proceder à reserva. O que significa que o hotel ou pousada tem de assegurar que o site é atrativo e que tem informação detalhada e constantemente atualizada, de forma a que o potencial consumidor se decida por ele. Fotografias dos ambientes, principalmente dos quartos, destaque dos benefícios oferecidos pelo hotel ou pousada, como wi-fi nos quartos e outras que o possam diferenciar dos demais e disponibilizar informação geral e turística sobre as áreas e regiões circundantes. Além disso, o que muitos hotéis ou pousadas não percebem é que se venderem as suas reservas através de um sistema próprio de reservas, alojado no seu website, evitam estar sujeitos a comissões (cada vez mais altas) de agências de reservas online de terceiros.

Se uma pousada ou hotel conseguir aumentar o tráfego do seu website e tiver um bom e eficiente canal de reservas, elas vão, naturalmente, aumentar. Os websites de pousadas e  hotéis podem ainda beneficiar de outras ferramentas online, como as redes sociais, tais como o Facebook e o Twitter, entre outras. Essas redes sociais, que são cada vez mais populares no que respeita à promoção de pousadas e hotéis, ajudam a desenvolver uma relação de maior proximidade entre a pousada ou o hotel e os seus clientes, através de publicações regulares e uma comunicação mais pessoal. Para os mais céticos, saiu um novo estudo, realizado no Reino Unido, pela Hitwise, que analisa o tráfego adicional nos websites gerado por cada fã do Facebook, em 100 grandes empresas. Segundo o estudo, cada fã de uma “page fan” no Facebook, é sinónimo de 20 visitas no website da respetiva empresa ao fim de um ano. O mesmo estudo diz ainda que depois da página de Facebook de uma marca ser visitada por um utilizador, o número de pesquisas sobre a mesma aumenta de 19% a 54% no Google, Yahoo e Bing.

Informação detalhada e atualizada, incluindo especificações dos quartos e serviços prestados; Mapa, para facilitar a localização da pousada e do hotel ao cliente; Facilidade de contato com o cliente e potencial cliente; Fotografias dos quartos, ambiente da pousada ou do hotel e das várias zonas circundantes. É importante elucidar o cliente sobre o que pode esperar da sua pousada ou hotel; Virtual Tour - Uma espécie de vídeo que faz uma simulação do hotel ou pousada que permite uma viagem online por dentro das infraestruturas do hotel ou pousada; Um sistema de reservas próprio, que pode simplificar o processo e que, por não estar sujeito a comissões, pode tornar os preços mais competitivos; Design cuidado, porque a imagem com que uma pessoa poderá ficar do website é a imagem com que poderá ficar do hotel ou pousada; Espaço com notícias, novidades, locais de interesse, eventos a decorrer ou a ocorrer na região/área envolvente ao hotel ou pousada.

Por fim, parece importante sublinhar que, apesar dos inúmeros e já bastante influentes canais de reservas online, alguns deles de enorme dimensão e com uma oferta de hotéis e pousadas vastíssima, os websites “oficiais” dos hotéis e pousadas deverão ser considerados como o canal de comunicação mais importante de cada hotel ou pousada. Sendo hoje o website uma das portas de entrada dos hotéis e pousadas, quem sabe, a principal, é essencial que seja feita uma aposta séria e profissional, tanto na criação, como na gestão e manutenção destas plataformas. Estas são um importante fator que pode inclinar a balança de um cliente na altura de proceder a uma reserva. Não só pelo seu design e aparência, que reflete imediatamente uma primeira impressão do hotel ou pousada, não só pela facilidade e velocidade de navegação, mas também pelo interesse e relevância do seu conteúdo.

 

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Fonte: Boa Pousada