Dicas Boa Pousada

O frio está chegando e as Pousadas lotando!

Aproveite a folguinha do fim de semana e fuja para algum lugar para curtir o inverno com tudo o que tem direito.

Boa Pousada - Imagem Dicas

Fonte:
Autor:.

É só o frio chegar que a coisa esquenta nos destinos de serra brasileiros ou locais mais frios do Brasil!  Pousadas de charme recebem casais e famílias em busca de jacuzzis com vista, trilhas e cachoeiras e centrinhos com restaurantes de fondue, vinícolas com bons vinhos e lojinhas.

Nestes dias, a dica é acordar bem cedinho, se agasalhar bem e sair com sua câmera fotográfica para registrar imagens fantásticas.  Abaixo separamos alguns locais onde você pode desfrutar de passeios, pousadas, vinhedos e gastronomias maravilhosas. Confira!

Conhecendo os caminhos da Serra de SC

Entre os prazeres do frio em Santa Catarina, o primeiro deles é a própria estrada até as pequenas cidades catarinenses cercadas pelos morros do Planalto.A somente 2 horas de carro do litoral de Santa Catarina, está a famosa região da Serra Catarinense. As rodovias de pista simples reservam vales que se descortinam curva após curva enquanto se ruma para altitudes mais elevadas. Cada cidade tem uma particularidade e paisagem que a diferencia. São 17 municípios espalhados pela região que oferecem excelentes hospedagens e restaurantes em um cenário onde o turismo rural predomina. A Serra Catarinense tem picos que atingem 1.827 m de altura, uma das únicas regiões onde neva durante os invernos no Brasil

A paisagem, formada por florestas de araucárias, rios, cachoeiras, vales, campos de altitude e grandes cânions, vai arrebatar você. Lugares como a Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja são visitas obrigatórias, com estradas sinuosas que cortam as montanhas até atingirem alguns dos pontos mais altos do país. A vista é espetacular. Nos dias de céu claro, é possível avistar o litoral a dezenas de quilômetros.

A porta de entrada para a Serra Catarinense, Bom Jardim da Serra é famosa por abrigar a Serra do Rio do Rastro, uma estrada com cerca de 12 km de curvas sinuosas. A região abençoada impressiona os turistas com seus rios, cachoeiras e cânions.

Lages é a maior e mais conhecida das cidades da Serra Catarinense. A cidade também conta com dois festivais bem populares, o Festival de Teatro de Lages e a Festa Nacional do Pinhão, uma das principais festas regionais de Santa Catarina, que reúne milhares de visitantes do Brasil.

Com um pouco mais de 25 mil habitantes, o município de São Joaquim contém três ingredientes que fazem com que a cidade seja um dos roteiros mais procurados de Santa Catarina: neve, maçã e vinho. Em quase todas as estações do inverno a cidade sempre se destaca por estar entre as cidades mais frias em solo brasileiro.

Com paisagens espetaculares, Urubici é um dos principais destaques da Serra Catarinense. As atrações naturais do município, fazem dele um dos pontos mais procurados no país pelos adeptos do ecoturismo. São tantas as opções que é difícil saber por onde começar. Imperdível também é a vista da Pedra Furada, no Morro da Igreja, o segundo ponto mais alto do Sul do Brasil (1.822 m de altitude), e a Serra do Corvo Branco, a cerca de 30 km do centro da cidade.

Muita diversão espera por você em Urupema, um pequeno município da Serra Catarinense. O turismo rural é a grande atração, uma oportunidade de vivenciar a autêntica vida no campo e a cultura local. Os hotéis-fazenda e pousadas oferecem várias atividades ao ar livre. As cachoeiras e cascatas também atraem os turistas, especialmente no inverno, quando suas águas chegam a congelar nos dias mais frios.

Bom Retiro é a cidade mais próxima do litoral, durante a chegada na cidade os turistas vão se impressionando com as lindas grutas, cachoeiras e morros que cercam a região. A cidade também oferece opções de Pousadas para os turistas.

Conhecendo os caminhos da Serra de RS

No coração da Serra Gaúcha, com paisagens encantadoras e clima diferenciado (que chega a registrar temperaturas negativas e até mesmo neve no inverno), Gramado tem apenas 60 anos e já tem fama nacional e internacional em turismo. Não por acaso, a Serra Gaúcha figura como terceiro destino turístico preferido no país.

A cidade conta com arquitetura e paisagens em estilo europeu. As áreas verdes sempre floridas, os excelentes restaurantes e pousadas são as marcas registradas do destino. Além disso, Gramado também é um importante centro cultural, sediando importantes eventos como o Festival Brasileiro e Latino de Cinema, o Natal Luz e a Festa da Colônia.

O maior polo turístico do Rio Grande do Sul tem muito a oferecer, é o destino perfeito para quem procura cultura, natureza e cenários românticos. Confira os principais pontos turísticos de Gramado! Gramado é um ótimo destino para aproveitar a estação mais fria do ano! As temperaturas ainda mais baixas do que em outras regiões, com até mesmo a ocasional presença de neve, fazem da cidade uma das mais visitadas. 

Também no Rio Grande do Sul, está Canela com canteiros floridos, a famosa Cascata do Caracol e as paisagens bucólicas embelezam a cidade em todas as estações. Porém, o inverno é o melhor período para aproveitar os encantos da cidade! 

Localizada na Serra Gaúcha e fazendo divisa com Gramado, Canela é uma cidade voltada para o turismo e que conta com atrativos para toda família durante o ano inteiro. A natureza exuberante é a marca registrada de Canela. Os canteiros de azaleias e hortênsias, a famosa Cascata do Caracol e as paisagens bucólicas embelezam a cidade em todas as estações.O inverno é o melhor período para aproveitar os encantos da cidade. As baixas temperaturas (muitas vezes a baixo de zero), as geadas e até mesmo a ocasional presença de neve colorem de branco as paisagens. A grande variedade de hotéis e pousadas e a vasta gastronomia também contribuem para que o destino tenha um ar europeu e atraia turistas de todo o Brasil durante a estação.Para quem aprecia a estação, Canela pode ser o destino perfeito. Durante os meses mais frios do ano, é comum a cidade ficar coberta pela neblina e até mesmo neve! As temperaturas facilmente ficam a baixo de zero. 

Não poderíamos esquecer de Bento Gonçalves, clima romântico das serras, bons vinhos e belas vinícolas, farta gastronomia, construções em pedra e madeira que transportam o turista a outro lugar… Os atrativos dessa cidade que fica a pouco mais de 100km de Porto Alegre são inúmeros!Cerca de um milhão de pessoas vão anualmente aos roteiros turísticos da região de Bento Gonçalves, a 110km da capital gaúcha, Porto Alegre. O clima romântico da serra, bons vinhos e uma farta gastronomia marcam a visita.

A herança dos imigrantes pode ser notada por todo lugar na cidade, como no Monumento ao Imigrante. Um bom passeio para quem quer conhecer mais sobre o assunto é o Parque temático Epopeia Italiana, que recria a chegada do povo ao Brasil. 

Não pode faltar uma passada pelas vinícolas quando se vai à capital brasileira da uva e do vinho. No Vale dos Vinhedos, uma área com colinas repletas de parreiras, ficam as instalações da Aurora, da Miolo e da Casa Valduga, algumas das produtoras que abrem suas portas aos turistas para mostrar como se fazem vinhos e espumantes.

Outro programa imperdível é caminhar pelos Caminhos de Pedra: são 7km marcados por construções de pedra e madeira, entre elas moinhos, cantinas, casas de massas e doces… você vai se sentir como se estivesse na Itália!

viagem de Maria Fumaça também é um passeio interessante: a viagem de duas horas de duração passa pelas cidades Garibaldi e Carlos Barbosa e é marcada por música, dança e degustação de vinhos e espumantes.

Para quem curte um roteiro mais agitado, o Vale do Rio das Antas, com suas cascatas e cânions, é um dos melhores lugares do sul do país para a prática de esportes radicais. Tirolesa, escalada e rafting são algumas das atividades que o local oferece.

Conhecendo os caminhos da Serra de MG

Com boas pousadas e restaurantes, Monte Verde atrai centenas de turistas durante o inverno, que vem em busca das temperaturas baixas e das belezas naturais.Conhecido pelas baixas temperaturas e paisagens naturais, o distrito de Monte Verde, em Minas Gerais, é uma das localidades mais altas do Brasil.
Conta com cerca de 200 pousadas e uma grande diversidade de restaurantes, atraindo centenas de turistas principalmente durante o inverno.

As trilhas ecológicas, o clima europeu e a tranquilidade de uma cidade do interior, fazem de Monte Verde um dos destinos mais procurados por casais que desejam uma viagem e romântica e tranquila.

Ficar hospedado em Monte Verde é como estar em uma pequena cidade europeia. As pousadas são um verdadeiro charme! 

Conhecendo os caminhos da Serra de RJ

Localizada na Serra Fluminense, Petrópolis une o charme das construções imperiais, boas opções de hotéis e restaurantes e temperaturas agradáveis da montanha a poucos quilômetros do Rio de Janeiro. Não é à toa que Petrópolis é a favorita dos cariocas durante o inverno!

Petrópolis foi fundada por Dom Pedro II, quando o imperador construiu em meio às paisagens da Mata Atlântica sua residência de veraneio. Até hoje a cidade ainda conserva com orgulho a bela arquitetura dos palacetes e os inúmeros monumentos erguidos nos séculos 19 e 20.

Petrópolis também é um refúgio refrescante em terras cariocas. No inverno, as pousadas e hotéis locais ficam repletos de turistas e moradores de cidades vizinhas que procuram a brisa da montanha.

Também no Rio de Janeiro, está Penedo. Uma pequena vila aos pés da Serra da Mantiqueira, a cidade foi colonizada por finlandeses no século XX. Os traços nórdicos podem ser notados na cultura, na gastronomia e em um dos seus pontos turísticos mais visitados: a Casa do Papai Noel, dentro do parque Pequena Finlândia.Colonizada no século XX, Penedo é considerada a maior colônia finlandesa do mundo. Por isso, o distrito, que fica na cidade de Itatiaia (RJ), é o terceiro destino mais procurado no inverno, principalmente por casais.

Em Penedo, você realmente se sente um país nórdico. Desde sua cultura até a sua gastronomia, o distrito contém traços da herança deixada pelos finlandeses. E, por falar em herança, o ponto turístico mais visitado é a “Casa do Papai Noel”, que fica dentro da “Pequena Finlândia”, um parque temático construído para representar a casa de verão do Papai Noel e também sua fábrica e vizinhança.

Conhecendo os caminhos da Serra de SP

A arquitetura europeia, o clima ameno, a beleza natural…Campos do Jordão é um refúgio aos pés da Serra da Mantiqueira e o lugar perfeito para aproveitar um fondue e se aconchegar em frente à lareira. 

A 1.700 metros de altitude, Campos do Jordão é uma das cidades mais frias e mais belas do país. Emoldurada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, a cidade tem como inspiração a arquitetura europeia, o que justifica o apelido de “suíça brasileira”.

Outra característica de região, que causa fascínio em qualquer um que passar por Campos, são os atrativos naturais. Entre eles: o Complexo do Baú, o Morro do Elefante e a Vista Chinesa.

Campos do Jordão, localizada do estado de São Paulo, é um destino para qualquer época do ano. Lá você encontra praticamente tudo, desde o clima agradável até a gastronomia local. Aproveite suas férias e conheça as maravilhas da suíça brasileira!

Conhecendo os caminhos do Planalto de RE

No planalto da Borborema, a mais de 200km de Recife, fica Garanhuns, que com clima ameno, ruas floridas, mosteiros e um animado Festival de Inverno, convida os turistas da região a curtirem as temperaturas mais baixas. Em pleno nordeste, no calor do estado de Pernambuco, Garanhuns é conhecida como a Suíça Brasileira.

Graças à sua localização no Planalto da Borborema, a quase 900m acima do mar, a cidade reserva temperaturas amenas, típicas de uma cidade serrana. Terra natal de Lula, a cidade das flores abriga uma natureza impecável, além de mosteiros e santuários que fortalecem o turismo religioso.

Ao seu redor, as sete colinas que circundam Garanhuns também permitem um contato direto com o visual exuberante da cidade pernambucana. Quando a temperatura cai de verdade, em julho, a cidade se aquece com o Festival de Inverno, que acontece desde 1991 e que a cada ano reúne mais curiosos da cultura típica regional.

Conhecendo os caminhos do Planalto da BA

A 509km de Salvador, Vitória da Conquista é conhecida como a “Suíça Baiana”, já que é uma das poucas cidades do estado em que a temperatura cai durante os meses mais frios. Graças ao clima mais ameno, a cidade ganhou um Festival de Inverno, que anima turistas e nativos durante os meses de julho e agosto com muito pop rock. O turismo ecológico também ganha destaque em Vitória da Conquista, localizada em pleno Parque Municipal da Serra do Periperi, que tem cerca de 1300 hectares de trilhas, riachos e vegetação nativa.

 

 

Faltou algum destino na lista? Nos envie sugestões de destinos para ótimas hospedagens através do formulário de contato.

Confira em nosso Portal as várias pousadas que esses lindos lugares possuem!

Autor: Por Redação Boa Pousada
Fonte: